Arquivos da categoria: Privativo

Financeiro

Contas a pagar / Contas a receber

1.1 Para acionar contas a pagar


Opções : Contas a pagar

  1. Manutenção de Contas a pagar

     

Como na imagem abaixo , quando é lançado a nf de entrada , e preenchido os campos de vencimentos, automaticamente gera a duplicata do contas a pagar , onde o número da duplicata é criado através do numero da nf e com a letra das parcelas .

Para gerar uma despesa avulsa que não tenha a entrada da nf :

  • Clicar no botão F2;
  • Novo Despesas;
  • Criar a duplicata com a emissão, vencimento e valor, o numero da duplicata è O sistema irá criar um sequencial.

Nesta duplicata poderão ser selecionados os campos Centro de Custo/relatórios/Portador (banco), onde foi pago a duplicata para relatórios, e outros tipos de filtro para montagem de relatório.


 

PASTA CHEQUE-PRE

Dentro desta pasta na manutenção do contas a pagar , é feito o lançamento dos cheques pagos ao fornecedor, caso foi feito o pagamento com cheques pré-datados onde ira preencher os campos abaixo , que através destas informações é gerado um relatórios de cheques pré-datados , e caso pague o fornecedor com cheques de terceiro ter o controle de quem era o cheque que foi repassado

O relatório para controle desta pasta é:

Sistema/contas a pagar/opção 9 relatório de contas a pagar(cheque-pré) ;

 

Opção10 relatório de conta pagas (cheque-pre);


 

PASTA DETALHAMENTO

Nesta pasta é detalhado o valor pago da duplicata exemplo: foi pago um de Plano de saúde 1000,00, nestes campos abaixo vai ser distribuído o valor proporcional de cada usuário do plano , onde vai ter os valores detalhados

Obs.: O centro de custo ou é colocado na capa da duplicata ou dentro do detalhamento, para que o relatório saia correto.

O relatório que apresenta estes campos do detalhamento fica em:

  • Sistema/contas a pagar/relatórios de contas a pagar/opção 24 e 25.


 

PASTA – REGISTRO DE EVENTOS

É a pasta onde ficam gravadas todas as modificações feitas nesta duplicata, informando o usuário, o que foi modificado, por segurança no sistema.

OPÇÃO 1ª

Esta opção é uma montagem de relatório onde pode se montar todo tipo de filtro, funciona da seguinte maneira:



 

PASTA – IMAGEM

Nesta pasta, o usuário pode armazenar os documentos desta duplicata caso houver, para colocar a imagem: clicar no botão “Escolha a Imagem que deseja incluir”, selecione e clica no gravar (as extensões que pode ser gravada é pdf/xml/world).


 

Opção 1ª

Consulta/manutenção/relatório

Este opção do sistema gera um relatório conforme os campos selecionados na tela, ele resumi todos os relatórios do pagar em um só, onde o usuário pode montar conforme sua necessidade de informação para o relatório.

Selecione o período, tipo de duplicatas a consultar, no filtro Opções, selecionando o tipo de vencimento, selecionando a data e data referente ao tipo de busca por vencimento, por emissão.

Se precisar das informações somente de um portador selecione o banco do lado direito da tela, quando selecionar a opção vai ficar marcado (caso queira todos os bancos: não selecionar nenhuma opção).

Se precisar puxar por algum tipo de centro de custo, o procedimento é o mesmo.


 

Na próxima tela vamos montar as colunas a imprimir no relatório, com o duplo clique selecione a opção que quer imprimir ou gerar a planilha, (nesta pasta tem outras opções de filtro para montagem), após selecionar as opções clica no botão OK.


 

Após clicar no Ok vai abrir a tela abaixo, onde dentro do relatório poderá visualizar o fornecedor da duplicata, a nf de entrada desta duplicata e abrir a manutenção da duplicata, conforme os ícones na barra de trabalho mostrada abaixo, clicar no botão imprimir para selecionar a opção de gerar ou impressão.


Opção 4

Gerar despesas fixas

Esta opção da ao usuário a possibilidade de gerar despesas fixas no sistema, para ter um controle de das contas fixas mensais, exemplos: Luz, Agua, telefone.

Seguindo a imagem abaixo:

Coloque no campo “primeiro vencimento” a data do primeiro vencimento a gerar as despesas, em seguida preencher os campos do Valor, centro de custo, banco, número de parcelas a serem geradas as despesas, vai ser criadas com a mesma data os meses respectivos ao número de parcela colocada no campo.

Obs.: Fornecedor é opcional (campo é liberado através de configuração).

Equipamento configurável

Setor Configurável

 


OPÇÃO 5

UNIÃO DE DUPLICATAS

Esta opção dá ao usuário a possibilidade de unir os boletos do fornecedor, como na imagem abaixo, selecione o período das duplicatas no sistema que possam ser unidas.


Após colocar a data, vai abrir a tela abaixo, onde é selecionada a opção, o tipo de data selecionada acima vai ser gerado o filtro para puxar as duplicatas.


 

Após selecionar a opção que tipo a pesquisar a tela abaixa, mostrara as duplicatas a ser unidas, e o usuário com a tecla ENTER vai clicar nas duplicatas a serem unidas, se for com vencimento diferente o sistema avisa , mais permite continuar com o processo em seguida em seguida clique na opção Unir.

 

O sistema abre uma tela onde apresenta o campo onde colocar o número do documento vindo do boleto, aparecendo nesta duplicata na obs., as duplicatas que foram unidas, o vencimento é puxado pelo maior da que foi unida, mais o campo é editável podendo mudar conforme o boleto, caso o fornecedor queira unir as duplicatas e houver parcelamento, tem essa possibilidade (opção é configurável)


OBS as duplicatas que foram unidas iram ser baixadas com a data da união, na obs. desta duplicata aparecerá o número da nova duplicata e irá sair do sistema, mas não aparece em nenhum relatório a sua soma.

OPÇÃO 6 – BAIXA DE DUPLICATAS C/CHEQUE VIA RELATÓRIO

Este relatório é indicado para ser gerado para baixar as duplicatas de maneira fácil e rápida, o usuário seleciona a data desejada para o relatório como na imagem abaixo :



Em seguida vai aparecer a tela para selecionar o filtro de banco, caso queira que puxe as duplicatas de um determinado banco selecione-o conforme a imagem abaixo (não selecionando nenhuma delas, o filtro será feito encima de todos os bancos).


Após selecionar está etapa, vai abrir a opção, de selecionar a data colocada no relatório o tipo de data : Vencimento ou Fornecedor.



Selecionando, abrirá os relatórios com todas as duplicatas, para selecionar as que forem baixas, clicar no botão ESPAÇO e o sistema seleciona a duplicata como na imagem abaixo, depois de selecionado as que foram baixadas clica no botão “baixar”.



Após clicar no botão “baixar”, abrirá a tela abaixo onde vai selecionar o banco, pagar as duplicatas e colocar o numero do cheque.

Abaixo tem a forma de pagamento se foi feita por cheque, internet, caixa (dinheiro) está opção é configurável.

Depois de selecionar a opção, vai aparecer a tela de confirmação, para baixar as duplicatas clicando no botão sim.


Em seguida aparecerá a tela abaixo para selecionar a impressão do cheque (esta impressão é feita em impressora matricial onde há a possibilidade de configurar a impressão)


Se sim, a tela abaixo da à opção de colocar nominal, clique no imprimir e o cheque será impresso, está opção é previamente configurável.


Após a impressão, se o usuário clicou ou não para imprimir, a tela abaixo vai indicar se o se quer imprimir a relação de duplicatas pagas e vai gerar o relatório para impressão.


Ordem de Serviços

ORDEM DE SERVIÇOS

 

Utilizada para acompanhar o serviço realizado em um ou mais equipamentos.

Caminho: Sistemas/12 Serviços/5 Ordem de serviços.

1º Passo:

Primeiramente o usuário cadastra o modelo de máquina, tipo de máquina, pátio, área e setor e posteriormente cadastra o Equipamento.

Sistemas/12ª Equipamentos/2 Modelo maquina.

 

Para os demais cadastros as telas são idênticas muda apenas o tipo e descrição do cadastro.

Todos os cadastros realizados acima servem como filtros para retirada de relatórios e para preenchimento dos dados do Equipamento.

Sistemas/12ª Equipamentos/1 Equipamentos.

Para cadastrar um novo equipamento clique em NOVO.

 

Após clicar no botão NOVO, serão habilitados os campos para digitação, o sistema puxa a data de entrada de forma automática, mas essa data poderá ser alterada, insira a data de entrada do equipamento na empresa, o motivo, marca e demais campos, o preenchimento dos campos não é obrigatório, mas através do número de série, chassis, modelo, há a possibilidade de fazer a busca deste equipamento após o cadastro, no lado direito da tela tem uma janela onde pode ser inserida a imagem do equipamento, este campo é usado para guardar a foto do equipamento quando recebido e depois da reforma.

Temos ainda, a janela Descrição detalhada e Mais descrição detalhada, no caso da insuficiência de espaço para preenchimento da descrição completa, estes dois campos serão utilizados na emissão de uma nota fiscal deste equipamento, do qual, ao ser selecionado o equipamento será puxada toda a descrição na nota fiscal.

Os campos VE valor de entrada do equipamento, VC valor de compra do equipamento VRV valor de revenda do equipamento, só serão habilitados, caso o usuário possua o direito de visualizar esse campo.

Esse direito fica em: Usuários, pasta 8, campo EQUIPAMENTO, opção Ver/Acessar campos de preços, com o campo ticado, o usuário terá condições de visualizar.

O botão Movimento demonstra a movimentação (depende da entrada do equipamento na nota fiscal) deste equipamento ao utilizar a opção: Sistemas/Movimentos/Movimentos/Conferência de notas fiscais diversos, com a configuração 982 ligada habilitará o campo de equipamento, ao buscar o equipamento por este botão, o sistema buscará o equipamento e assim será movimentado o estoque.

Uma vez cadastrado o equipamento, o procedimento seguinte será criar uma Ordem de Serviço (OS), serão inseridos todos os itens utilizados no conserto do equipamento, para isso, o sistema disponibiliza duas opções para fazer a OS, uma delas é entrar direto em:

Sistemas/12 Serviços/5 Ordem de Serviço

Ao selecionar essa opção, o usuário faz a busca ou exclusão de uma Ordem de Serviços gravada.

Para criar uma nova ordem clique no botão NOVO, insira a data de emissão, caso, seja diferente da data que o sistema puxou, selecione o cliente, descreva o tipo de serviço, o usuário pode cadastrar previamente todas as classificações de serviço, no ícone Classificação Serviço clicando na pasta amarela, abrirá o campo para cadastrar diretamente a classificação, Ex: retifica pintura, clique no botão AVANÇAR, abrirá a próxima tela para preenchimento da descrição do serviço, caso não queira preencher, clique no botão GRAVAR, a ordem de serviço será gravada e será gerado automaticamente um número para essa ordem.

Após a gravação, a ordem de serviços ficará aberta para inserir dados/controle, materiais, peças e serviços.

Na aba produtos o usuário insere o produto que será utilizado na ordem de serviços, clicar na opção INCLUIR.

 

Inclua os produtos:

 

Após a inserção dos produtos, insira os serviços realizados nessa ordem:

 

 

Insira o Equipamento:

No caso do usuário não saber e nem lembrar o código do equipamento basta clicar ENTER que abrirá a tela para buscar o equipamento.

 

Tela busca equipamento com 08 opções de busca:

 

Realizada a busca abrirá a tela com todos os dados do equipamento:

 

Na aba apontamento mecânico o usuário preenche os dados da ordem de serviços que foi executada fora da empresa:

 

O Apontamento ficará gravado na aba Apontamento Mecânico, ainda nessa tela, o usuário tem a opção de retirar relatório com os apontamentos.

 

Visualização do relatório de apontamento.

 

A próxima tela Resumo demonstra o custo total dos materiais e serviços utilizados na Ordem de Serviços.

Na tecla Resumo o usuário tem a possibilidade de imprimir o relatório sintético e/ou analítico.

 

Visualização dos relatórios sintético e analítico:

Relatório sintético:

 

Relatório analítico:

Aba Fotos:

 

Inclusão de fotos na ordem de serviços, o usuário poderá inserir as fotos dos equipamentos antes e depois de realizado o conserto. A foto pode estar salva em qualquer pasta, basta selecionar a pasta, procurar a foto e incluir.

* Imagem ilustrativa.

 

MODELO 02 DE ORDEM DE SERVIÇOS:

 

Esse modelo possui mais campos para preenchimento e controle da Ordem de Serviços.

Possui três abas:

* Tipo de serviço/orçamento/pré-teste/aprovação.

* Retrabalho/Teste aprovado e reprovado.

* Totais/Notas/Liberado.

Aba Tipo de serviço/orçamento/pré-teste/aprovação.

 

Aba Retrabalho/Teste aprovado e reprovado.

 

Aba Totais/Notas/Liberado.

As demais telas serão iguais a Ordem de Serviços padrão.

Informações adicionais.

* A cotação feita pela ordem de serviços baixa diretamente os produtos no estoque.

O sistema, na Ordem de Serviços, possui várias configurações que serão ligadas/desligadas de acordo com critérios adotados pelo usuário.

Além disso, o usuário conta com vários relatórios que ficam no caminho:

Sistemas/12.Serviços/ Opções: 07 a 12.