Ordem de Serviços

ORDEM DE SERVIÇOS

 

Utilizada para acompanhar o serviço realizado em um ou mais equipamentos.

Caminho: Sistemas/12 Serviços/5 Ordem de serviços.

1º Passo:

Primeiramente o usuário cadastra o modelo de máquina, tipo de máquina, pátio, área e setor e posteriormente cadastra o Equipamento.

Sistemas/12ª Equipamentos/2 Modelo maquina.

 

Para os demais cadastros as telas são idênticas muda apenas o tipo e descrição do cadastro.

Todos os cadastros realizados acima servem como filtros para retirada de relatórios e para preenchimento dos dados do Equipamento.

Sistemas/12ª Equipamentos/1 Equipamentos.

Para cadastrar um novo equipamento clique em NOVO.

 

Após clicar no botão NOVO, serão habilitados os campos para digitação, o sistema puxa a data de entrada de forma automática, mas essa data poderá ser alterada, insira a data de entrada do equipamento na empresa, o motivo, marca e demais campos, o preenchimento dos campos não é obrigatório, mas através do número de série, chassis, modelo, há a possibilidade de fazer a busca deste equipamento após o cadastro, no lado direito da tela tem uma janela onde pode ser inserida a imagem do equipamento, este campo é usado para guardar a foto do equipamento quando recebido e depois da reforma.

Temos ainda, a janela Descrição detalhada e Mais descrição detalhada, no caso da insuficiência de espaço para preenchimento da descrição completa, estes dois campos serão utilizados na emissão de uma nota fiscal deste equipamento, do qual, ao ser selecionado o equipamento será puxada toda a descrição na nota fiscal.

Os campos VE valor de entrada do equipamento, VC valor de compra do equipamento VRV valor de revenda do equipamento, só serão habilitados, caso o usuário possua o direito de visualizar esse campo.

Esse direito fica em: Usuários, pasta 8, campo EQUIPAMENTO, opção Ver/Acessar campos de preços, com o campo ticado, o usuário terá condições de visualizar.

O botão Movimento demonstra a movimentação (depende da entrada do equipamento na nota fiscal) deste equipamento ao utilizar a opção: Sistemas/Movimentos/Movimentos/Conferência de notas fiscais diversos, com a configuração 982 ligada habilitará o campo de equipamento, ao buscar o equipamento por este botão, o sistema buscará o equipamento e assim será movimentado o estoque.

Uma vez cadastrado o equipamento, o procedimento seguinte será criar uma Ordem de Serviço (OS), serão inseridos todos os itens utilizados no conserto do equipamento, para isso, o sistema disponibiliza duas opções para fazer a OS, uma delas é entrar direto em:

Sistemas/12 Serviços/5 Ordem de Serviço

Ao selecionar essa opção, o usuário faz a busca ou exclusão de uma Ordem de Serviços gravada.

Para criar uma nova ordem clique no botão NOVO, insira a data de emissão, caso, seja diferente da data que o sistema puxou, selecione o cliente, descreva o tipo de serviço, o usuário pode cadastrar previamente todas as classificações de serviço, no ícone Classificação Serviço clicando na pasta amarela, abrirá o campo para cadastrar diretamente a classificação, Ex: retifica pintura, clique no botão AVANÇAR, abrirá a próxima tela para preenchimento da descrição do serviço, caso não queira preencher, clique no botão GRAVAR, a ordem de serviço será gravada e será gerado automaticamente um número para essa ordem.

Após a gravação, a ordem de serviços ficará aberta para inserir dados/controle, materiais, peças e serviços.

Na aba produtos o usuário insere o produto que será utilizado na ordem de serviços, clicar na opção INCLUIR.

 

Inclua os produtos:

 

Após a inserção dos produtos, insira os serviços realizados nessa ordem:

 

 

Insira o Equipamento:

No caso do usuário não saber e nem lembrar o código do equipamento basta clicar ENTER que abrirá a tela para buscar o equipamento.

 

Tela busca equipamento com 08 opções de busca:

 

Realizada a busca abrirá a tela com todos os dados do equipamento:

 

Na aba apontamento mecânico o usuário preenche os dados da ordem de serviços que foi executada fora da empresa:

 

O Apontamento ficará gravado na aba Apontamento Mecânico, ainda nessa tela, o usuário tem a opção de retirar relatório com os apontamentos.

 

Visualização do relatório de apontamento.

 

A próxima tela Resumo demonstra o custo total dos materiais e serviços utilizados na Ordem de Serviços.

Na tecla Resumo o usuário tem a possibilidade de imprimir o relatório sintético e/ou analítico.

 

Visualização dos relatórios sintético e analítico:

Relatório sintético:

 

Relatório analítico:

Aba Fotos:

 

Inclusão de fotos na ordem de serviços, o usuário poderá inserir as fotos dos equipamentos antes e depois de realizado o conserto. A foto pode estar salva em qualquer pasta, basta selecionar a pasta, procurar a foto e incluir.

* Imagem ilustrativa.

 

MODELO 02 DE ORDEM DE SERVIÇOS:

 

Esse modelo possui mais campos para preenchimento e controle da Ordem de Serviços.

Possui três abas:

* Tipo de serviço/orçamento/pré-teste/aprovação.

* Retrabalho/Teste aprovado e reprovado.

* Totais/Notas/Liberado.

Aba Tipo de serviço/orçamento/pré-teste/aprovação.

 

Aba Retrabalho/Teste aprovado e reprovado.

 

Aba Totais/Notas/Liberado.

As demais telas serão iguais a Ordem de Serviços padrão.

Informações adicionais.

* A cotação feita pela ordem de serviços baixa diretamente os produtos no estoque.

O sistema, na Ordem de Serviços, possui várias configurações que serão ligadas/desligadas de acordo com critérios adotados pelo usuário.

Além disso, o usuário conta com vários relatórios que ficam no caminho:

Sistemas/12.Serviços/ Opções: 07 a 12.