Contas a pagar / Contas a receber
1.1 Para acionar contas a pagar
Opções : Contas a pagar
-
Manutenção de Contas a pagar
Como na imagem abaixo , quando é lançado a nf de entrada , e preenchido os campos de vencimentos, automaticamente gera a duplicata do contas a pagar , onde o número da duplicata é criado através do numero da nf e com a letra das parcelas .
Para gerar uma despesa avulsa que não tenha a entrada da nf :
- Clicar no botão F2;
- Novo Despesas;
- Criar a duplicata com a emissão, vencimento e valor, o numero da duplicata è O sistema irá criar um sequencial.
Nesta duplicata poderão ser selecionados os campos Centro de Custo/relatórios/Portador (banco), onde foi pago a duplicata para relatórios, e outros tipos de filtro para montagem de relatório.
PASTA CHEQUE-PRE
Dentro desta pasta na manutenção do contas a pagar , é feito o lançamento dos cheques pagos ao fornecedor, caso foi feito o pagamento com cheques pré-datados onde ira preencher os campos abaixo , que através destas informações é gerado um relatórios de cheques pré-datados , e caso pague o fornecedor com cheques de terceiro ter o controle de quem era o cheque que foi repassado
O relatório para controle desta pasta é:
Sistema/contas a pagar/opção 9 relatório de contas a pagar(cheque-pré) ;
Opção10 relatório de conta pagas (cheque-pre);
PASTA DETALHAMENTO
Nesta pasta é detalhado o valor pago da duplicata exemplo: foi pago um de Plano de saúde 1000,00, nestes campos abaixo vai ser distribuído o valor proporcional de cada usuário do plano , onde vai ter os valores detalhados
Obs.: O centro de custo ou é colocado na capa da duplicata ou dentro do detalhamento, para que o relatório saia correto.
O relatório que apresenta estes campos do detalhamento fica em:
- Sistema/contas a pagar/relatórios de contas a pagar/opção 24 e 25.
PASTA – REGISTRO DE EVENTOS
É a pasta onde ficam gravadas todas as modificações feitas nesta duplicata, informando o usuário, o que foi modificado, por segurança no sistema.
OPÇÃO 1ª
Esta opção é uma montagem de relatório onde pode se montar todo tipo de filtro, funciona da seguinte maneira:
PASTA – IMAGEM
Nesta pasta, o usuário pode armazenar os documentos desta duplicata caso houver, para colocar a imagem: clicar no botão “Escolha a Imagem que deseja incluir”, selecione e clica no gravar (as extensões que pode ser gravada é pdf/xml/world).
Opção 1ª
Consulta/manutenção/relatório
Este opção do sistema gera um relatório conforme os campos selecionados na tela, ele resumi todos os relatórios do pagar em um só, onde o usuário pode montar conforme sua necessidade de informação para o relatório.
Selecione o período, tipo de duplicatas a consultar, no filtro Opções, selecionando o tipo de vencimento, selecionando a data e data referente ao tipo de busca por vencimento, por emissão.
Se precisar das informações somente de um portador selecione o banco do lado direito da tela, quando selecionar a opção vai ficar marcado (caso queira todos os bancos: não selecionar nenhuma opção).
Se precisar puxar por algum tipo de centro de custo, o procedimento é o mesmo.
Na próxima tela vamos montar as colunas a imprimir no relatório, com o duplo clique selecione a opção que quer imprimir ou gerar a planilha, (nesta pasta tem outras opções de filtro para montagem), após selecionar as opções clica no botão OK.
Após clicar no Ok vai abrir a tela abaixo, onde dentro do relatório poderá visualizar o fornecedor da duplicata, a nf de entrada desta duplicata e abrir a manutenção da duplicata, conforme os ícones na barra de trabalho mostrada abaixo, clicar no botão imprimir para selecionar a opção de gerar ou impressão.
Opção 4
Gerar despesas fixas
Esta opção da ao usuário a possibilidade de gerar despesas fixas no sistema, para ter um controle de das contas fixas mensais, exemplos: Luz, Agua, telefone.
Seguindo a imagem abaixo:
Coloque no campo “primeiro vencimento” a data do primeiro vencimento a gerar as despesas, em seguida preencher os campos do Valor, centro de custo, banco, número de parcelas a serem geradas as despesas, vai ser criadas com a mesma data os meses respectivos ao número de parcela colocada no campo.
Obs.: Fornecedor é opcional (campo é liberado através de configuração).
Equipamento configurável
Setor Configurável
OPÇÃO 5
UNIÃO DE DUPLICATAS
Esta opção dá ao usuário a possibilidade de unir os boletos do fornecedor, como na imagem abaixo, selecione o período das duplicatas no sistema que possam ser unidas.
Após colocar a data, vai abrir a tela abaixo, onde é selecionada a opção, o tipo de data selecionada acima vai ser gerado o filtro para puxar as duplicatas.
Após selecionar a opção que tipo a pesquisar a tela abaixa, mostrara as duplicatas a ser unidas, e o usuário com a tecla ENTER vai clicar nas duplicatas a serem unidas, se for com vencimento diferente o sistema avisa , mais permite continuar com o processo em seguida em seguida clique na opção Unir.
O sistema abre uma tela onde apresenta o campo onde colocar o número do documento vindo do boleto, aparecendo nesta duplicata na obs., as duplicatas que foram unidas, o vencimento é puxado pelo maior da que foi unida, mais o campo é editável podendo mudar conforme o boleto, caso o fornecedor queira unir as duplicatas e houver parcelamento, tem essa possibilidade (opção é configurável)
OBS as duplicatas que foram unidas iram ser baixadas com a data da união, na obs. desta duplicata aparecerá o número da nova duplicata e irá sair do sistema, mas não aparece em nenhum relatório a sua soma.
OPÇÃO 6 – BAIXA DE DUPLICATAS C/CHEQUE VIA RELATÓRIO
Este relatório é indicado para ser gerado para baixar as duplicatas de maneira fácil e rápida, o usuário seleciona a data desejada para o relatório como na imagem abaixo :
Em seguida vai aparecer a tela para selecionar o filtro de banco, caso queira que puxe as duplicatas de um determinado banco selecione-o conforme a imagem abaixo (não selecionando nenhuma delas, o filtro será feito encima de todos os bancos).
Após selecionar está etapa, vai abrir a opção, de selecionar a data colocada no relatório o tipo de data : Vencimento ou Fornecedor.
Selecionando, abrirá os relatórios com todas as duplicatas, para selecionar as que forem baixas, clicar no botão ESPAÇO e o sistema seleciona a duplicata como na imagem abaixo, depois de selecionado as que foram baixadas clica no botão “baixar”.
Após clicar no botão “baixar”, abrirá a tela abaixo onde vai selecionar o banco, pagar as duplicatas e colocar o numero do cheque.
Abaixo tem a forma de pagamento se foi feita por cheque, internet, caixa (dinheiro) está opção é configurável.
Depois de selecionar a opção, vai aparecer a tela de confirmação, para baixar as duplicatas clicando no botão sim.
Em seguida aparecerá a tela abaixo para selecionar a impressão do cheque (esta impressão é feita em impressora matricial onde há a possibilidade de configurar a impressão)
Se sim, a tela abaixo da à opção de colocar nominal, clique no imprimir e o cheque será impresso, está opção é previamente configurável.
Após a impressão, se o usuário clicou ou não para imprimir, a tela abaixo vai indicar se o se quer imprimir a relação de duplicatas pagas e vai gerar o relatório para impressão.